Gerente de Logística da Belgo Bekaert Arames testa nova tecnologia para aumentar a segurança dos colaboradores

Foto de Auditoria LogPyx

Auditoria LogPyx

A Logpyx realizou em novembro de 2019 uma POC na Belgo Bekaert Arames (empresa do Grupo ArcelorMittal) para testar sua nova tecnologia que tem como principal funcionalidade aumentar a segurança na Indústria, valendo-se dos benefícios gerados pelo mix de Internet of Things (IoT), LoraWan + UWB. O Gerente de Logística, Eduardo Carrara, sponsor do projeto, relata nesse post sua percepção acerca das vantagens dessa nova tecnologia

 

Nas atividades de movimentação em uma planta industrial, planta de mineração ou outras áreas em que haja interação homem-máquina, existe um elevado risco de acidente com o executante sendo atropelado ou atingido por alguma parte em movimento do equipamento que está executando o serviço, seja uma empilhadeira, um caminhão, trator, pá carregadeira, escavadeira etc.

Apesar desse tipo de acidente ainda ser comum no Brasil, existem diversas abordagens de baixo custo de implantação que possibilitam mitigar seus riscos e aumentar a segurança nas operações cotidianas de uma indústria ou operador logístico. Ao considerar todos os riscos envolvidos e as dificuldades enfrentadas pelas organizações, a LogPyx desenvolveu um sistema, com recursos de Internet of Things (IoT), que tem como objetivo informar ao condutor ou operador do equipamento sobre a presença de pessoas em volta de um equipamento móvel.

A Belgo Bekaert, maior produtor mundial de arames com presença em mais de 120 países,   implementou a tecnologia na unidade de Contagem e, segundo Eduardo Carrara, Gerente de Logística, os principais benefícios percebidos foram:

1- O aumento da segurança dos pedestres no entorno de operações com empilhadeira; 

2- Facilidade de  instalação dos dispositivos;

3- O contrato prevê manutenções;

4- Alertas automáticos;

5- Redundâncias  para auxiliar outras iniciativas de segurança existente.

E como funciona a tecnologia? Cada executante que se quer manter sob controle deverá utilizar um dispositivo que é facilmente adaptado e próprio para ambientes industriais. Esse dispositivo emite um sinal ativo e este é captado na cabine do equipamento em operação, indicando onde estão as pessoas que se quer controlar num raio de ação que pode chegar até 30 metros. Este ajuste da distância de detecção é normalmente feito em comum acordo com a área de Segurança Ocupacional em função do tipo de atividade. Dentro da cabine é instalado um alarme, sirene e/ou giroflex que serão acionados ao operador conforme ajustes de segurança acordados com a Área de Segurança Ocupacional.

A solução é composta por hardware e software e é ofertada como venda de equipamento associada a uma anualidade pela licença do software. 

Fique por dentro!

Assine a nossa newsletter para não perder nenuma novidade!

Veja mais conteúdos

Versão 2020 do mapa Liga Insights AutoTechs
Notícias

Versão 2020 do mapa Liga Insights AutoTechs

A versão 2020 do mapa Liga Insights AutoTechs, feito em parceira com Derraik & Menezes, IGC Partners, Ambev, Cargill e VLI,  apresenta as 320 startups brasileiras que estão entregando soluções para as áreas de Logística, Transporte e Mobilidade. Neste mapeamento, além da LogPyx, que está entre as startups que oferecem soluções  para monitoramento, automação e rastreamento de veículos, você irá encontrar outras 319 startups brasileiras divididas nas seguintes categorias: BI /

Leia mais »
Cases

Tecnologia 4.0 na Logística: Logpyx e ABDI revolucionam a gestão de pátio da Indorama Ventures

A LogPyx mais uma vez é destaque no processo de inovação do setor logístico, trazendo resultados concretos através de parcerias estratégicas e tecnologia de ponta. Desta vez, a empresa participou do programa ABDI Labs – Ambientes de Demonstração de Tecnologias e Boas Práticas da Indústria 4.0, promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que está em sua quarta etapa.

Leia mais »
inteligência artificial na automação logística
Automação

Inteligência artificial na logística: como ela está revolucionando a automação de armazéns e centros de distribuição

A Inteligência Artificial na Logística está revolucionando a automação de armazéns e centros de distribuição, transformando profundamente a forma como as operações logísticas são conduzidas.  Com o aumento das demandas do mercado e a necessidade constante de melhorar a eficiência operacional, a aplicação de IA tornou-se essencial.  Esta tecnologia avançada permite a otimização de processos, redução de custos e aumento

Leia mais »

Pronto para revolucionar sua intralogística?

Vamos analisar seu cenário atual e apresentar a melhor solução para a sua necessidade

Fale Conosco