Empilhadeiras são máquinas grandes e pesadas, devido ao seu tamanho operá-las de forma inadequada ou sem os devidos cuidados pode torná-las perigosas para operadores, pedestres e instalações. Conheça as principais situações de risco com as empilhadeiras e saiba como evitar.
Neste post, descrevemos brevemente 9 riscos comuns de empilhadeiras e como eles podem ser evitados para melhorar a segurança do seu pátio logístico
1.Operação e Uso Indevidos
Operar uma empilhadeira incorretamente por meio de ações como excesso de velocidade, corrida ou curvas fechadas é um sério risco para os operadores, cargas e a própria empilhadeira, aumentando as situações de risco com empilhadeiras.
Aumentando muito as chances de acidentes, como colisões ou tombamento da unidade, que podem resultar em ferimentos, mortes, danos ao produto e ao equipamento.
As empilhadeiras só devem ser operadas para o propósito no qual foram projetadas. Tentar usar a empilhadeira para outros fins aumenta muito as chances de ocorrência de acidentes.
Garantir que todos os operadores de empilhadeira tenham concluído o treinamento e estejam atualizados diminuirá a probabilidade de usarem a empilhadeira de forma inadequada.
2.Riscos de Carga
Cada empilhadeira é classificada pelo fabricante para poder levantar com segurança um limite máximo de carga.
Sobrecarregar a empilhadeira acima de seu limite máximo de carga segura é um sério risco de carga com excesso de peso diminuir sua estabilidade quando a carga é levantada pelos dentes, aumentando a probabilidade de que a carga caia e a empilhadeira possa tombar, colocando em risco o operador e potencialmente danificando a carga e empilhadeira.
Aumentando ainda mais o potencial de acidentes por sobrecarga da unidade estão as cargas não seguras, sem a contenção adequada, caso a carga caia dos dentes ou a empilhadeira tombe sobre a carga e possa causar ferimentos graves ou danos.
Para evitar situações de risco com empilhadeiras, é indispensável que todos os operadores estejam cientes do limite máximo de carga segura da unidade por meio de sua placa de identificação.
Todos os pesos de carga devem ser conhecidos antes do início do levantamento e as cargas não devem ser levantadas até que seja confirmado que a carga está dentro do limite de carga das unidades.
Todas as cargas devem ser presas antes de serem levantadas para garantir que não se movam inesperadamente.
3.Manutenção insuficiente ou incorreta
A manutenção inadequada de uma empilhadeira pode aumentar as situações de risco com empilhadeiras e a ocorrência de um acidente.
Luzes quebradas, alarmes que não funcionam, pinos desgastados, correntes danificadas e vazamentos de fluido são exemplos de problemas que podem ocorrer se uma empilhadeira não for devidamente mantida.
É imprescindível, do ponto de vista da segurança, que qualquer empilhadeira com problemas como os mencionados acima seja etiquetada e não seja usada até que tudo seja reparado.
A configuração de empilhadeiras em planos de manutenção programada é a melhor maneira de garantir que as unidades sejam inspecionadas e mantidas regularmente para mantê-las em ótimas condições de operação.
4.Pedestres
Os pedestres que trabalham na mesma área que as empilhadeiras são um grande perigo, pois podem se ferir gravemente se forem atingidos pela unidade.
Ter um plano de gerenciamento de tráfego claramente definido para áreas onde empilhadeiras e pedestres trabalham próximos é fundamental para aumentar a segurança dos pedestres.
Além disso, a instalação de medidas de segurança, como grades de proteção e marcações de linha para separar máquinas e pedestres nos cruzamentos, bem como a instalação de alertas sonoros e luminosos nas empilhadeiras para atentar os pedestres sobre a presença da unidade, são essenciais para mitigar os riscos de pedestres.
5.Condições do Piso
A condição do piso da área de trabalho da empilhadeira pode apresentar vários perigos, incluindo detritos, poças, solo instável e obstruções do piso.
Pisos molhados e escorregadios podem fazer com que uma empilhadeira derrape, enquanto rachaduras e buracos no chão podem fazer com que a unidade tombe.
Quaisquer perigos molhados e escorregadios devem ser limpos, detritos e obstruções removidos e rachaduras e buracos devem ser corrigidos para garantir um ambiente de trabalho seguro para as empilhadeiras operarem.
6.Obstruções aéreas
Obstruções suspensas, como níveis de mezanino e portas suspensas baixas, apresentam outro risco potencial para empilhadeiras.
Se uma carga estiver sendo transportada com os garfos elevados, pode ocorrer uma colisão com a obstrução que pode causar danos à carga, empilhadeira ou obstrução aérea.
Para mitigar melhor o potencial de colisões aéreas, é imperativo que todas as cargas sejam transportadas com os garfos da empilhadeira abaixados com apenas uma pequena altura acima do solo.
Os operadores também devem estar cientes da altura geral rebaixada das empilhadeiras por meio de sua placa de identificação, enquanto rotular os níveis de folga dos níveis do mezanino e das portas pode ajudar os operadores a manobrar sua empilhadeira e carregar com segurança sob obstruções suspensas.
7.Reabastecimento da Unidade
O reabastecimento e a recarga de uma empilhadeira apresentam riscos potenciais à segurança devido ao risco de combustibilidade do GLP e dos combustíveis diesel.
A recarga de baterias também pode apresentar risco de combustibilidade devido aos gases gerados, além de apresentar risco de eletrocussão se molhado ou fios expostos.
Para melhor mitigar os riscos de reabastecimento de uma empilhadeira, as áreas de reabastecimento designadas devem ser construídas exclusivamente para fins de reabastecimento em um ambiente seguro e controlado.
Potenciais fontes de ignição, como cigarros ou ferramentas que faíscam, devem ser mantidas bem longe das áreas de reabastecimento.
As áreas de reabastecimento devem ser construídas com altos níveis de ventilação para permitir que os gases tóxicos se dissipem com eficiência, reduzindo o potencial de ocorrência de incêndio.
8.Acessórios das empilhadeiras
O acessório de empilhadeira é outra fonte de perigos, pois sua instalação afeta diretamente as distâncias operacionais de elevação das unidades e a capacidade de elevação segura.
Todos os operadores de empilhadeiras devem ser treinados no uso correto de todos os acessórios que devem operar, incluindo protocolos de segurança relevantes e capacidade de segurança e limites de elevação revisados.
Acessórios mal conservados também podem representar um risco de segurança, dentes desgastados, correntes esticadas ou outras partes danificadas do acessório podem aumentar o risco do operador.
Antes de operar todos os acessórios, os operadores devem inspecioná-los visual e mecanicamente para garantir que funcionem corretamente e sejam seguros de usar.
Qualquer acessório que esteja com defeito deve ser imediatamente removido de serviço e reparado ou substituído antes de ser utilizado novamente.
Também é imperativo que todos os acessórios sejam compatíveis com a empilhadeira e possam ser instalados com segurança na unidade.
Um acessório instalado incorretamente quando totalmente carregado pode causar ferimentos graves e danos caso ocorra um mau funcionamento.
9.Pontos cegos
Os pontos cegos da empilhadeira são perigosos ao operar uma empilhadeira, pois impactos inesperados podem causar ferimentos graves.
Quando totalmente carregado, a visão do operador é obstruída.
Semelhante à obstrução de carga, a baixa visibilidade devido à pouca iluminação ou condições climáticas, como chuva, pode dificultar a visão dos operadores de empilhadeiras.
Para diminuir o risco de colisões, os pedestres precisam ser afastados de caminhar ou trabalhar em pontos cegos de empilhadeiras.
As rotas de condução devem ser planejadas para evitar pontos cegos, obstáculos e outros perigos ao transportar grandes cargas, enquanto os observadores devem ser empregados ao manobrar em pontos cegos.
No post desta semana, descrevemos brevemente dez riscos comuns de empilhadeiras e como eles podem ser prevenidos para melhorar a segurança no seu pátio logístico.
Fonte: https://www.adaptalift.com.au/
Conheça também o Aura – Soluções de Segurança para movimentação de carga