Uma transportadora que trabalha com transporte de cargas deve ter uma organização de ponta com o transporte de mercadorias. Sendo assim, no artigo de hoje apresentaremos o romaneio de carga que é uma ferramenta que tem ganhado cada vez mais aplicação nesse mercado.
Praticamente ela facilita o processo de identificação e leitura de todos os dados dos pedidos que estão em processamento de distribuição e entrega na transportadora. Para saber mais sobre o romaneio, fiquem conosco e descubra o porquê você deve garantir essa ferramenta.
O que é romaneio da carga?
Você deve estar se perguntando o que é o romaneio de carga, por isso explicaremos da forma mais simples. Praticamente se trata de uma lista de informações das mais diversas contidas em um documento.
Essas informações são de produtos e mercadorias que serão postas em determinado veículo da transportadora para serem transportadas. Além disso, podemos abordar um modelo de romaneio de carga com um checklist.
Nele estão informações como:
- Valores da nota fiscal;
- Destino;
- Origem;
- Remetente;
- Número do CTe;
- Destinatário;
- Quantidade;
- Valor do frete;
- Peso.
Qual o papel do romaneio?
Sua aplicação principal é na conferência dos produtos que a transportadora está transportando. Sendo assim, é um dos principais checklist para conferir a carga em aspectos como embarque e desembarque precisamente em data e hora.
Pode não parecer, mas é de suma importância para otimizar os serviços do motorista após conclusão de cada etapa do transporte. Além disso, em momentos em que o veículo da transportadora é parado para a fiscalização durante o transporte, o romaneio de carga facilita o registro.
Fique atento, pois essa ferramenta não irá substituir documentos fiscais de DAMDFe e DACTe, afinal é a partir dele que é feita leitura do código de barras na etapa de inspeção do órgão fiscalizador.
Se você tem uma transportadora e deseja otimizar a sua gestão de pátio, temos a solução perfeita para isso. O Revolog é um software de gestão de pátio completo com alto grau de automação. Acesse o link e conheça mais sobre essa tecnologia.
Quais os tipos de romaneio de carga?
Ao contrário do que muitos acreditam, não existem tipos de romaneio de carga. No entanto, é comum que você encontre um ou outro de modelo diferente. A explicação para isso é que não existe um modelo fixo para essa ferramenta.
Portanto, existem informações indispensáveis na elaboração do romaneio, mas cada empresa transportadora pode elaborar o seu próprio. Afinal, essa ferramenta é usada conforme as necessidades e peculiaridades da demanda.
A seguir, você poderá conferir que situações é necessário esse tipo de documento e quais são os dados que mencionamos como indispensáveis. Continue acompanhando e fique por dentro de muito mais.
Quando deve ser utilizado?
O romaneio de carga não é obrigatório, apenas quando o Governo solicitar. Sendo assim, essa solicitação ocorre geralmente em dois casos sendo eles: no regulamento Aduaneiro e na Instrução Normativa SRF 680.
Portanto, nessas situações o romaneio é solicitado, pois “é aplicado” quando:
- A partir do momento em que o veículo da transportadora ultrapassa uma fronteira internacional;
- Em casos que a carga é considerada perigosa, cabe a combustíveis e medicamentos, como principais exemplos.
As transportadoras que não cumprem com a exigência do romaneio em casos como esses, estão sob risco de multa que pode chegar até R$500.00.
Diante disso, torna-se opcional a emissão de um modelo de romaneio para transportadoras que não se encaixam nesses casos.
Quais são os benefícios do romaneio para a transportadora?
Abordando um exemplo de romaneio de transporte em uma determinada empresa, essa tende a ter diversas vantagens além de um checklist para controle. Dentre elas podemos citar como os principais benefícios:
- Otimiza o processo de conferência de produtos através das assinaturas dos clientes e produtos no veículo;
- Melhora o acesso a dados e informações para os clientes já que nesse documento são ainda mais diretos e claros;
- Otimiza a gestão de riscos como no controle de carga anti roubos, assaltos e demais outros prejuízos. O romaneio de carga exemplo de um documento necessário para acelerar o processo de indenização da empresa;
- Facilita a prestação de contas para o motorista que é o principal responsável pela partida e chegada das cargas em transporte.
Como funciona o romaneio de entrega?
Indicado para quando a empresa trabalha apenas com um veículo para executar várias entregas em diversos lugares diferentes. Além de ser similar ao romaneio de carga, garante a otimização dos processos.
Para montar basta listar todos os produtos que irão para o veículo de entrega em uma planilha do Excel. Esteja atento para deixar um campo com espaço para o código para os destinatários.
Em uma próxima página, prepare um espaço destinado às empresas que irão receber as mercadorias. Enumere cada uma delas, adicione o endereço e as principais observações como um campo para o responsável pela entrega e horário.
Indicamos o romaneio de carga para transportadoras que trabalham com alto fluxo de veículos e cargas, e para otimizar ainda mais, você pode contar com a Smarter W.
Sobre a emissão do romaneio de carga
Como destacamos, essa é uma das soluções mais importantes para transportadoras. Como a emissão pode variar a seguir explicaremos o que não pode faltar no romaneio de carga da sua empresa. Afinal, não existe um único modelo, mas algumas informações são indispensáveis.
Dados que mencionamos anteriormente que detalham a carga são os principais pontos para a emissão desse documento. Valores, pesos, origem, destinatário e outros. Por isso, os modelos variam, mas informações como essas persistem em todas as possíveis variações de transportadoras.
Para se destacar no pátio logístico, conheça também a Logpyx sistema de gestão de pátio, tecnologia de localização de alto padrão tecnológico.
Fale com um dos nossos especialistas.