Sempre ouvimos falar sobre Logística 4.0. Mas o que realmente significa essa expressão? Como a Logística 4.0 pode auxiliar em seu pátio logístico? Quais são os benefícios?
Se você também têm essas dúvidas, continue lendo este post até o fim e descubra o que a Logística 4.0 realmente significa e como pode ser aplicada.
A digitalização e a automação estão impactando cada vez mais o setor logístico. O mundo está passando por uma rápida transformação digital para a Internet das Coisas – IoT. À medida que esse desenvolvimento avança, plataformas para produtos “inteligentes” surgem conectando pessoas, dados e máquinas. Isso tem consequências significativas para o setor de logística, principalmente no que diz respeito à agilidade, flexibilidade e fluidez em seus processos. Neste contexto, a Logística 4.0 torna-se cada vez mais importante para as empresas que pretendem posicionar-se com sucesso no mercado.
O que é Logística 4.0?
Logística 4.0 no sentido mais restrito implica a rede e integração de processos logísticos dentro e fora de empresas comerciais e instalações de produção, até o controle em tempo real de redes logísticas. As soluções correspondentes incluem Sistemas Cibernéticos-Físicos (CPS), que consistem em sistemas embarcados interconectados por meio de redes de comunicação. O homem e o material atuam como “pontos finais”. Outros componentes incluem sistemas de assistência, como dispositivos com inteligência autônoma e capacidade de tomada de decisão.
O que muda com a Logística 4.0?
A transformação digital, especialmente a rede de processos logísticos, oferece mais transparência nas cadeias de suprimentos e despacho e, portanto, melhora a gestão da cadeia de suprimentos.
Os objetivos da Logística 4.0 são a automação interempresarial e a otimização dos fluxos de materiais e a utilização de recursos na logística de entrada e saída. Como pré-requisito e consequência da digitalização, é criada uma flexibilização interativa de modelos de negócios, processos e redes de parceiros.
Sem Logística 4.0 não há Indústria 4.0
A Indústria 4.0, a quarta revolução industrial, está na boca de todos. Enquanto, ao longo dos anos, a mecanização (indústria 1.0), a produção em massa (indústria 2.0) e a automação (indústria 3.0) chegaram à produção, agora vem a digitalização, ou seja, a Internet das Coisas (IoT) e Serviços. Isso oferece excelentes oportunidades de crescimento e vantagens competitivas para empresas que recebem bem as novas tecnologias e inovações associadas. A transformação digital e a automação podem aumentar a produtividade, reduzindo tempo e custos logísticos.
Somente com a implementação bem-sucedida da Logística 4.0 as empresas podem criar as bases necessárias para enfrentar os desafios futuros da Indústria 4.0: Por exemplo, o processamento sem papel de pedidos de transporte com guias digitais ou troca de paletes na era digital são requisitos básicos importantes para a indústria 4.0 funcionar corretamente.
Como funciona a Logística 4.0?
A Logística 4.0 não é planejada apenas uma vez e mantida da mesma forma por toda a eternidade. Ele está constantemente se adaptando a novos requisitos e, portanto, está continuamente sendo implementada.
A Logística 4.0 se concentra no uso de tecnologias inovadoras. Para isso, as empresas devem criar e implementar novos conceitos de planejamento, controle, monitoramento e implementação de fluxos de informações e materiais na Logística 4.0. O objetivo é incluir todos os níveis de logística corporativa na transformação digital e identificar tecnologias adequadas para otimização.
Soluções para Logística 4.0 são voltadas igualmente para processos internos e externos. Por exemplo, cadeias e redes de valor cada vez mais complexas e globais exigem abordagens completamente novas para o gerenciamento da cadeia de suprimentos, a fim de coordenar os fluxos de materiais e informações dos fornecedores de matérias-primas aos clientes com mais eficiência.
Gestão de logística
Exemplo prático: Cadeia de suprimentos digital como pré-requisito para Logística 4.0
Não é possível implementar Logística 4.0 com guias de remessa em papel ou com processos não transparentes ou manuais. Pelo contrário: os documentos digitais determinarão a logística do transporte rodoviário de cargas no futuro. Uma cadeia de suprimentos digital de ponta a ponta é o pré-requisito básico para a Internet das Coisas. As empresas que desejam contar com a Logística 4.0 devem, portanto, abandonar os procedimentos manuais o mais rápido possível.
Quais tecnologias são utilizadas no Logística 4.0?
Há uma ampla gama de tecnologias inovadoras de logística 4.0 . Novas soluções são adicionadas quase diariamente. Principalmente devido ao caráter tecnológico do mercado, as empresas se deparam com o grande desafio de desenvolver soluções e aplicações concretas para suas próprias necessidades. Um componente importante da realidade logística do futuro serão os Sistemas Ciber-Físicos (CPS) mencionados acima, que incluem sistemas embarcados como equipamentos, edifícios e meios de transporte, bem como processos de logística, coordenação e gestão e serviços de Internet.
Quais as vantagens da Logística 4.0?
Na Logística 4.0, prestadores de serviços de logística ou empresas de manufatura usarão em conjunto armazéns, centros de distribuição e transportes, bem como cadeias de logística reversa. As super-redes logísticas globais resultantes permitem entregas significativamente mais rápidas e eficientes. Graças à Internet das Coisas, com base na web, ou seja, não material, também serão criados “Logística sob demanda”, “Logística como serviço” e “Mercados logísticos”.
As empresas que contam com digitalização e automação podem criar vantagens competitivas significativas, reduzindo seus custos e, ao mesmo tempo, aumentar a satisfação do cliente transportando mercadorias e minimizando erros.
Garantindo a qualidade dos dados
A coleta e o processamento de dados é uma das áreas funcionais mais importantes dos sistemas em rede. Não apenas os dados mestre específicos do produto são importantes, mas também a avaliação das conexões. Em tempos de digitalização, a qualidade dos dados é um pré-requisito importante para se qualificar como um parceiro atraente para outras empresas.
Pensando nisto a Logpyx desenvolveu o Revolog, uma solução de logística de pátio, com um grande grau de automação, através do qual é possível monitorar em tempo real todo o processo logístico no interior do seu pátio ou centro de distribuição.
Vantagens do Revolog Pátio:
– Otimização de fluxo de veículos;
– Redução em até 50% do tempo de carregamento e descarregamento;
– Aumento em até 114% da produtividade nas docas do seu pátio logístico;
– Redução de custos extras com estadias e tempo de inatividade de veículos;
– Melhor relacionamento com transportadoras, fornecedores e clientes;
– Tomadas de decisões mais assertivas;
– Maior segurança;
– Baixo custo de instalação com retorno do investimento nos primeiros 3 meses de uso.