É fácil ficar confuso ao escolher uma solução quando há diferentes tecnologias. Você pode estar se perguntando se a tecnologia UWB é realmente a melhor para o seu caso de uso específico. Para te auxiliar vamos apresentar o UWB e mostrar a diferença entre o UWB e o Bluetooth.
Investidores em tecnologia e empreendedores trabalham juntos para entender melhor como será o futuro. Diferentes tecnologias estão chegando ao mercado em grande escala, trazendo mudanças rápidas para as indústrias, empresas e consumidores.
Ultra-wideband (UWB) é uma daquelas tecnologias destinadas a mudar fundamentalmente a forma como o mundo funciona – e rapidamente! O UWB é uma tecnologia que já existe há vários anos. Em 2019, a Apple lançou o primeiro telefone móvel do mundo com um chip U1; o ‘U’ na sigla U1 significa “banda ultra-larga”. Em seguida, a Samsung e a Huawei começaram também a oferecer smartphones com a tecnologia UWB.
Além dos telefones celulares, o UWB permite a internet das coisas (IoT), uma rede de objetos físicos com sensores, software e outras tecnologias para conexão e troca de dados pela internet. O UWB é a tecnologia que reúne aprendizado de máquina, software, análise em tempo real e sistemas incorporados para a indústria de IoT, adicionando conectividade aprimorada.
O que é Ultra-Wideband (UWB)?
Ultra-wideband (também conhecido como UWB, ultra-wide band e ultraband) é um protocolo de comunicação sem fio de curto alcance. Ele usa ondas de rádio para permitir que os dispositivos conversem entre si. Soa familiar? Sim, é semelhante ao Bluetooth, mas é mais preciso, confiável e eficaz.
Um transmissor UWB envia bilhões de pulsos de rádio através da frequência de amplo espectro e um receptor UWB traduz os pulsos em dados. Da mesma forma que os morcegos usam a ecolocalização para sentir seu ambiente, os pulsos UWB podem ser usados para detectar distâncias entre dois transmissores. O UWB atinge precisão em tempo real porque envia até 1 bilhão de pulsos por segundo (cerca de 1 por nanossegundo). Ele transmite dados por curtas distâncias e determina com precisão a localização medindo quanto tempo leva para um pulso de rádio viajar entre os dispositivos. Como o nome sugere, ele também usa uma frequência mais ampla. A faixa de frequência da banda ultralarga está entre 3,1 e 10,6 GHz.
Quão preciso é o UWB?
Os sinais de baixa potência do UWB causam pouca interferência com outras transmissões de rádio e podem medir distâncias com uma precisão de até 5 cm. Já a precisão do Wi-Fi e do Bluetooth é de 1 metro, desde que não haja obstruções.
UWB x BLUETOOTH
O Bluetooth LE (BLE) é um sistema de rádio de baixa potência que tem sido usado para que diversos tipos de eletrônicos se comuniquem. O BLE é capaz de conectar sua TV no seu celular e sua geladeira na rede Wi-fi da sua casa. Mas quando usado para medir distâncias esta sujeito a gerar informações muito imprecisas. O Bluetooth mede a distância inferindo que a se a qualidade do sinal estiver forte e com pouca interferência a distância é curta. Essa forma de “medir” a distância gera uma informação imprecisa.
A tecnologia BLE é relativamente barata e fácil de implementar. O problema é que com o Bluetooth você não pode realmente medir a localização ou distância. O que você pode fazer é detectar se um dispositivo como um smartphone está dentro do alcance de outro dispositivo (por exemplo, beacon). Por que? Com o Bluetooth, você só pode distinguir se um sinal é fraco ou forte e traduzi-lo em estar perto ou longe de um dispositivo.
Realmente não é o mesmo que medir a distância precisa ou rastrear a localização como é feito através do UWB. Algumas soluções prometem converter a intensidade do sinal em uma estimativa de distância, mas o problema com essa abordagem é que a intensidade do sinal é um indicador pobre de distância. Se a intensidade do sinal estiver baixa, isso não significa que o telefone está longe do beacon, mas pode haver um obstáculo entre o beacon e o telefone. Bluetooth e Wifi operam na mesma frequência de 2,4 GHz, portanto, seus sinais são altamente propensos a interferências de ruído, eles podem ser facilmente refletidos ou absorvidos, resultando em dados imprecisos e baixa capacidade de resposta.
Já o UWB permite que a distância entre dois dispositivos seja medida com muito mais precisão do que usando Bluetooth ou Wi-Fi. A distância que ele mede não é baseada na força do sinal, mas no tempo que o sinal leva para viajar do ponto A ao ponto B (etiqueta UWB).
Como usar o UWB para a Segurança no trabalho
O RTLS com UWB pode ser aplicado para melhorar a segurança, saúde e bem-estar das pessoas em muitas ocupações.
Sistemas de alerta de colisão
O RTLS com UWB pode ser usado em ambientes industriais para fornecer sistemas de alertas de proximidade entre empilhadeiras e pessoas ou entre empilhadeiras e empilhadeiras, monitorando grandes áreas de trabalho e integrando dados com outros sistemas eletrônicos
Como funciona?
Cada empilhadeira é equipada com um dispositivo acústico-visual e uma etiqueta UWB. A etiqueta UWB pode medir a distância em tempo real entre as empilhadeiras ou entre as empilhadeiras e as pessoas. Quando a distância estiver próxima do valor definido como limite ele acionará o sistema de advertência e alerta com sons e luzes
Segurança do Funcionário
Trabalhar remotamente no campo traz riscos para todas as partes envolvidas. Se algo der errado, pode haver um grande atraso para descobrir como e por que algo deu errado. O RTLS com UWB permite que as empresas e seus funcionários tenham sistemas de monitoramento de acidentes e riscos (quedas, colisões, inatividade prolongada, segurança do trabalhador solitário , etc …), geo-fencing (para mais segurança e controle) e alertas de segurança automatizados (muito perto de máquinas ou áreas que podem colocar o trabalhador em risco).
Segurança pandêmica
O RTLS com UWB permite o registro preciso dos dados de localização dos trabalhadores para ver como as práticas de distanciamento social são realizadas e permite o rastreamento de contato altamente preciso . Se o teste dos trabalhadores for positivo para COVID-19 ou outras doenças infecciosas, as áreas e as pessoas com as quais eles entraram em contato podem ser monitoradas, limpas e testadas para evitar a propagação da doença no local de trabalho.
Eficiência operacional
A eficiência operacional dos trabalhadores e das máquinas pode ser melhorada usando RTLS com UWB devido aos dados de localização altamente precisos e à grande quantidade de transferência de dados que a tecnologia torna possível.
Conclusão – o UWB e as Diferentes Tecnologias
Entre as diferentes tecnologias, a baixa produção de energia do UWB os torna adequados para as diversas aplicações. À medida que a produção de chips UWB cresce nos próximos anos (tenha em mente que o UWB foi implementado pela primeira vez em grande escala em um produto de consumo em 2019 com o lançamento do chip U1 da Apple), o mesmo acontecerá com o número de dispositivos presentes em nossas vidas.
A adoção em massa da tecnologia UWB é inevitável porque é muito melhor do que as tecnologias concorrentes para aplicativos específicos, como Bluetooth ou Wi-Fi.
As empresas e consumidores que procuram tornar suas vidas mais fáceis e começar a usar a tecnologia UWB primeiro, terão oportunidades mais significativas do que aqueles que optarem por não começar a usar a tecnologia UWB em seus negócios e no dia a dia.
Saiba mais sobre as diferentes tecnologias
Resumo das diferentes tecnologias wireless para a localização
LoRa e LoRaWAN: diferenças das tecnologias