Confira a entrevista com a Adalci Righi sobre a LogPyx, Inovação e IoT

Foto de Auditoria LogPyx

Auditoria LogPyx

10 perguntas para Adalci Righi, Diretora de Relacionamento Institucional da LogPyx 

Por: tegUP, aceleradora de startups.

A 4ª Revolução Industrial aconteceu na última década (e está acontecendo ainda em todo o mundo) com a ambiciosa meta de adoção de um conjunto de tecnologias emergentes de TI e automação industrial para gerar novos ambientes produtivos com intensa digitalização de informações e comunicação direta entre sistemas, máquinas, produtos e pessoas.  

Mais ambicioso ainda do que vislumbrar o Brasil adotando essas tecnologias na prática, foi o trabalho que começou a ser desenvolvido por uma startup do ramo de logística para aplicar os benefícios da Indústria 4.0 e da Internet das Coisas (IoT) no processo de carga e descarga de veículos: reduzir em 50% o tempo de veículos no pátio.  

O Revolog, uma plataforma de RTLS (Real Time Location System) da LogPyx, que possibilita a otimização de fluxos de veículos para logística de pátio, é o carro-chefe da startup e cumpriu esse ousado objetivo. A solução faz parte de uma linha de produtos com tecnologia de ponta, fazendo uso de recursos de Internet Industrial das Coisas, Otimização Matemática e estatística, pesquisa operacional, heurísticas e, claro, da Industria 4.0. 

Fazendo parte de um mercado de Indústria 4.0 que analistas globais indicam ter potencial de US$ 15 trilhões em 15 anos, a visão da LogPyx é bastante otimista sobre esse mercado. “Estamos em um momento de mudança acelerada”, explica Adalci Righi, Diretora de Relacionamento Institucional da Logpyx. “O potencial de ganho é enorme.” 

Leia abaixo a entrevista completa com a executiva da Logpyx. 

 

tegUP: Como foi criada a LogPyx? Ela surgiu a partir de uma demanda do mercado?  

AdalciRighiLogPyx surgiu de várias pesquisas na área de logística em indústrias da região de Minas Gerais e São Paulo. Na época, em 2015, os gestores desse segmento procuravam uma solução para evitar as multas da Lei do caminhoneiro que havia sido promulgada naquela época. A preocupação era de reduzir o tempo de permanência dos veículos no pátio para no máximo cinco horas, para ficarem em consonância com a Lei e não terem o custo adicional de estadia.

 

Por que a opção de iniciar uma startup no segmento de logística? Como você enxerga esse mercado? 

AdalciRighiPercebemos que a área de logística era uma área deficiente em tecnologia nas indústrias no Brasil. O potencial de ganho é enorme, por isso decidimos investir nesse mercado.

 

Quais seus diferenciais das demais empresas do mercado?

AdalciRighiNós usamos uma tecnologia nova: IoT (internet das coisas) o que nos permitiu criar um produto diferenciado com um valor de gestão maior e com custo inferior.


Por que buscaram o programa da TegUP? Quanto tempo a empresa já tinha quando entraram no programa? 

Adalci Righi: LogPyx já existia há 2 anos quando entramos no programa de aceleração da tegUP. Buscamos a tegUP porque percebemos que se tratava de uma empresa forte no mercado em logística e capaz de nos alavancar comercialmente. Também percebemos a Tegma como uma investidora estratégica para a LogPyx  

 

Qual foi a estratégia de vocês para serem vencedores desse programa? O que acha que levou a serem escolhidos? 

Adalci RighiA mesma estratégia de mercado: produto diferenciado em um mercado carente de inovação. Acreditamos que foi exatamente o produto que nos permitiu sermos escolhidos. 

 

Como foi cada etapa desse processo? O que cada etapa teve de mais interessante?

Adalci Righi: A melhor etapa foi a avaliação para investimento. Foi um período no qual ficamos muito próximos do time da Tegma e criamos laços de amizade que vão além do negócio. Hoje, consideramos a Tegma uma parceira estratégica. 

 

Olhando a empresa quando entrou no programa de aceleração e hoje, já é possível ver uma diferença? Há mais iniciativas que estão por vir após essa fase de aceleração?

Adalci RighiSim, a Tegma alavancou negócios para a gente. Agradeço muito ao time de inovação e ao comercial da Tegma. Em breve teremos grandes notícias sobre essa parceria. E, sim, a nossa parceria continua. A Tegma está em contato com clientes estratégicos para a LogPyx e está nos apoiando nesses processos comerciais.   

 

Logpyx utiliza Internet Industrial das Coisas, Otimização Matemática e estatística, pesquisa operacional, heurísticas e Industria 4.0. Como começaram a aplicar esses conceitos em seus produtos? Foi um caminho fácil? 

Adalci Righi: Não há nada fácil quando se trabalha com inovação. Foi muito sangue e suor para chegarmos a um produto robusto e escalável. Hoje, temos um produto capaz de atender a empresas com rigorosos processos de segurança e grande exigência de qualidade de informação.  

Somos capazes de informar com precisão qual doca um veículo ocupou e por quanto tempo, por exemplo. Tudo isso de forma automática, sem que haja necessidade de digitação de placas ou ação humana. 

 

Como você enxerga o universo de startups com as quais convive? É realmente um mercado disruptivo no Brasil? 

Adalci Righi: Sim. As startups vieram para mudar o modus operandi do mercado, seja ele na indústria, no comércio ou nas relações financeiras. Acredito que o mundo está vivendo um momento de reacomodação tecnológica.  

Estamos em um momento de mudança acelerada. Nossos netos terão um mundo diferente do nosso para viver e experienciar. 

 

Tem alguma dica ou mensagem para outras startups que querem traçar esse mesmo caminho? 

Adalci RighiNão tenham medo de inovar e de testar coisas novas. Tenham medo de ficarem estagnadas, pois essa é a receita do fracasso.

 

Confira a entrevista com a Aldaci Righi, Diretora de Relacionamentos Institucional da empresa Logpyx, e descubra como foi o processo de criação de uma startup no ramo da logística aplicada aos benefícios da indústria 4.0 e internet das coisas.

Fique por dentro!

Assine a nossa newsletter para não perder nenuma novidade!

Veja mais conteúdos

Blog_LogPyx_Gestão_de_Pátio_Gestão_Intralogística
Logística

Cross docking: conceito e porque sua empresa deve investir?

O mundo do empreendedorismo e principalmente o setor de armazéns demanda de facilidade e praticidade, e para isso entregamos o Cross Docking.  Entenda ao decorrer do artigo o que é isso e como essa solução inteligente pode te ajudar a otimizar as suas vendas. Supere as suas dificuldades com operação logística cross docking! O que é um sistema Cross Docking?

Leia mais »
Agendamento de caminhões: tipos diferentes para cada necessidade
Revolog Pátio

Agendamento de caminhões. Qual a melhor forma?

O que é o agendamento de caminhões – carga e descarga? O agendamento de caminhões tem como objetivo organizar a movimentação de veículos em seu pátio logístico. Existem diferentes tipos de agendas com características distintas e que podem ser aplicadas simultaneamente dependendo da necessidade de cada pátio. O que o produto de Agenda Digital oferece? Agendamento de caminhões e controle

Leia mais »
TMPV e YMS logística: Tempo médio de permanência do veículo
Gestão de Pátio

TMPV (Tempo Médio de Permanência do Veículo) alto. Onde está o vilão?

É muito comum encontrar operações de carga/ descarga que possuem um tempo de permanência superior à 5 horas. Pela vigência da lei 13.103/2015 às operações que excedem esse tempo, terão de pagar um valor de compensação ao proprietário do veículo, valor esse comumente chamado de estadia ou pernoite. Esses valores podem se transformar em verdadeiros vilões e onerar significativamente os

Leia mais »

Pronto para revolucionar sua intralogística?

Vamos analisar seu cenário atual e apresentar a melhor solução para a sua necessidade

Fale Conosco