A gestão de pátio eficiente é fundamental para dar mais fluidez ao seu pátio logístico, evitando gargalos e economizando tempo e dinheiro.
O pátio logístico pode ser um grande problema, causando atraso e prejuízos, ou pode ser um caso de sucesso reduzindo custos de frete e estadia.
Para ajudá-lo neste processo de decisão, que sabemos não ser fácil, fizemos uma análise sobre o uso de aplicativos de celulares ou tablet na gestão de pátio.
Dependendo do volume de veículos e da complexidade do pátio logístico o aplicativo de celular pode ser uma boa escolha. Para pátios maiores, com um grande fluxo de caminhões. já não seria tão interessante.
Quais processos você pode realizar através de aplicativos de celulares?
– Checklist
– Digitalização dos documentos, utilizando senhas e QR Code.
– Chamada de motorista através de aplicativos como whatsapp ou SMS.
– Treinamento para a entrada do motorista do caminhão na planta. O motorista pode assistir ao vídeo de treinamento através do smartphone ou tablet.
Pontos positivos:
– Economia no investimento inicial, precisará adquirir apenas o software.
– Digitalização de processos (substitui-se o papel por documentos digitais)
Pontos negativos:
– Nível de automação intermediária (ver matéria sobre níveis de maturidade na gestão de pátio)
– Informações e relatórios imprecisos.
– Tomada de decisões menos assertivas.
Entenda:
A gestão de pátios logísticos por meio de sistemas como aplicativos de celular e tablet, possui um nível de automação baixo, pois envolve muita intervenção manual. Os funcionários usam o aplicativo para indicar as etapas do processo e a contagem de tempos através de imputs manuais. Como é necessário a intervenção humana, o que acontece é que muitas vezes o responsável por iniciar e finalizar o processo acaba se esquecendo, realizando uma marcação aleatória apenas para constar. Muitas vezes também a marcação não é exatamente sincronizada com as atividades do caminhão.
É importante ressaltar que a marcação de tempo realizada pelo motorista do caminhão não funciona.
Nas docas encontramos os mesmos problemas. A contagem de tempo é manual. Algumas pessoas optam por usar o GPS. Mas como o GPS é uma tecnologia outdoor, não funciona bem em áreas cobertas como as docas. Ele perde conexão uma vez que utiliza satélites.
Nos dois casos citados acima as informações ficam sujeitas a erros, gerando relatórios incertos que não vão lhe auxiliar na tomada de decisões. Você percebe que têm um gargalo no seu pátio logístico, mas não consegue visualizar aonde está este gargalo, um dos motivos que pode gerar esta dificuldade são as informações imprecisas e por isso você não consegue tomar decisões assertivas. Para reverter esta situação existe o uso das tecnologias RTLS, um sistema de localização em tempo real (Real Time Location System), totalmente automatizado. Com a tecnologia RTLS você tem visibilidade em tempo real da operação. Você sabe aonde o veículo se encontra e quanto tempo ele gastou em cada etapa do processo.
Através das tags veicular, as ações são iniciadas automaticamente quando o dispositivo entra em um local definido. Desta forma você consegue gerar relatórios altamente precisos e saber o que está acontecendo dentro do seu pátio logístico, visualizando com clareza aonde estão os seus gargalos. O ganho com as tags veicular também estão ligado a produtividade da equipe, sabendo que não é necessário que os funcionários realizem o apontamento manual das etapas que o caminhão está passando.
Para uma gestão logística de pátio de excelência a Logpyx desenvolveu o Revolog, um sistema RTLS baseado em redes de sensores sem fio e com o importante recurso de inteligência computacional para otimização operacional. Foi concebido com o objetivo de reduzir o tempo de carga e descarga de veículos em pátios de grandes indústrias e operadores logísticos. Consequentemente há grande redução de custos operacionais e maior produtividade.
Veja também:
– Tecnologias para Automação na gestão de pátio. YMS
– 4 formas diferentes de chamar o motorista e ganhar mais fluidez em seu pátio logístico.