Nos últimos anos, foi possível notar um aumento significativo no número de acidentes e mortes de trabalho no setor de construção civil.
Por se tratar de um trabalho que naturalmente apresenta um risco maior, muito já se falava sobre o acontecimento dessas fatalidades. Porém, a realidade é que o crescimento exacerbado dessas incidências, fez com que o número de casos fosse mais que o dobro em relação a outros setores.
De acordo com os dados do Anuário Estatístico de Acidentes de Trabalho (AEAT), em 2017 ocorreram 549.405 acidentes de trabalho em todo o país. Desses, 30.025, equivalente a 5,46%, aconteceram no setor da construção civil. E desde então esse número vem crescendo a cada dia.
Neste artigo, trouxemos alguns dados sobre esses acidentes e o Aura, uma solução preventiva para fazer com que esse índice reduza.
10 principais tipos de acidentes que ocorrem no setor
- Quedas de altura
- Queda de objetos
- Impacto e colisões causadas por veículos
- Tombos
- Picadas de insetos e animais peçonhentos
- Lesão por Esforço Repetitivo
- Exposição intensa e contínua a ruídos
- Choques elétricos
- Distensões Musculares
- Cortes e Lacerações
Alguns desses acidentes se dão pela falta de atenção e comunicação nas construções. Por isso, é extremamente necessário que alguns cuidados sejam tomados e que haja direcionamento das medidas adequadas. Além, é claro, do uso de ECPs e EPIs durante toda a jornada de trabalho.
Soluções para evitar os acidentes e mortes de trabalho
Dos acidentes de trabalho, em geral, os operadores de veículos e máquinas são os mais atingidos, com 37,1% de acidentes registrados. Em seguida, o segmento de saúde, ciências biológicas, bioquímicas e afins, com 21,9%. A área da indústria extrativa e construção civil ficou próximo, com 21,6% dos acidentes.
Em vista dos dados citados acima, é possível concluir que os acidentes são mais comuns do que podemos imaginar. Carros, máquinas e pessoas circulam o tempo todo nas construções, assim como em grandes pátios logísticos. Além disso, existem equipamentos e materiais sendo içados a todo momento, o que contribui para que o risco de acidentes seja ainda maior.
Implantar soluções para evitar acidentes e mortes em um dos setores mais importantes de nosso país, é super possível. Como solução para situações de queda de altura, queda de objetos, impacto e colisões causadas por veículos, e tombos, apresentamos a vocês o dispositivo Aura!
Quando a construtora possui equipamentos e dispositivos como o Aura Tag da Logpyx, este problema é reduzido. Com ele, é possível acompanhar em tempo real a localização de cada colaborador e evitar a colisão entre veículos e pessoas. Na área de içamento o sensor gera uma área de cobertura móvel, uma vez que se localiza no veículo próximo ao gancho. Tanto o operador quanto o funcionário, receberão um alerta vibratório avisando do perigo, caso alguém entre na área de risco.
Com o Aura em sua construção, é possível reduzir boa parte dos maiores causadores de acidentes e mortes de trabalho.
Se interessou?
Conheça mais sobre o Aura Tag e diminua essa estatística:
https://conteudo.logpyx.com/aura
FONTES:
https://metroform.com.br/blog/acidentes-na-construcao-civil/
https://blog.safesst.com.br/acidentes-de-trabalho-na-construcao-civil/
https://constructapp.io/pt/acidentes-de-trabalho-comuns-na-construcao-civil/
https://www.jornalcontabil.com.br/indice-de-acidentes-e-mortes-no-trabalho-cresceu-no-setor-de-construcao-civil/