Você se lembra do pager? Também conhecido como “bipe” no Brasil, ele foi criado pelo engenheiro Alfred J. Gross e é bastante usado na década de 1990.
Atualmente, a ampla disponibilidade de telefones celulares fez diminuir muito a indústria do pager. Porém, ele não está obsoleto, já que tem sido utilizado ainda hoje em vários setores do mercado.
Continue a leitura deste artigo para saber mais o que é e como funciona esse aparelho. Entenda o que iremos abordar:
- O que é o pager?
- Quais são os tipos de pager?
- Onde usar o pager?
- Como funciona o pager?
- Alcance de sinal: pager tradicional versus Pager LoRa
O que é o pager?
O pager é um pequeno dispositivo de telecomunicações. Assim, ele recebe (e, em alguns casos, transmite) sinais de alerta e/ou mensagens curtas. Veja a imagem abaixo:
Para você ter uma noção de tamanho, um pager comum cabe, facilmente, no bolso de uma camisa e alguns são tão pequenos quanto um relógio de pulso.
Basicamente, ele é um receptor sem fio em miniatura que captura uma mensagem, geralmente acompanhada por um bipe. Logo, é por isso que o dispositivo também é conhecido como “bipe”.
Além disso, ele possui um teclado em miniatura embutido e uma tela de cristal líquido que pode exibir várias linhas de texto e/ou gráficos simples.
Até recentemente, os pagers eram projetados como dispositivos somente para a recepção de uma mensagem.
O motivo disso é que se a comunicação bidirecional for necessária, os telefones celulares estão disponíveis para esse fim.
De fato, é difícil projetar um transmissor sem fio eficiente com um bom alcance de sinal suficiente para alcançar repetidores de todos os pontos dentro da zona de cobertura.
Logo, os celulares substituíram os pagers para a maioria dos usuários. No entanto, como eles são confiáveis em algumas situações em que os smartphones não são.
Quais são os tipos de pager?
Antes de mais nada, você deve conhecer quais são os tipos principais de pagers que o mercado oferece.
De maneira sucinta, a diferença é se ele é de sentido único ou sentido duplo, ou seja, se apenas recebe ou se recebe e transmite a mensagem. Acompanhe:
- Bipe: sendo o primeiro e mais simples modelo, ele fornece um alerta básico ao usuário. Emitia um som de “bipe”, mas os pagers atuais nesta categoria variam no tipo de alerta. Alguns usam sinais de áudio, outros acendem ou vibram.
- Voz/Tom: é possível ouvir uma mensagem de voz gravada quando você é alertado.
- Numérico: envia uma mensagem numérica, como um número de telefone , junto com o alerta.
- Alfanumérico: envia uma mensagem de texto junto com o alerta.
- Unidirecional: só podem receber mensagens.
- Bidirecional: tem a capacidade de enviar, bem como receber mensagens. Também podem reconhecer, responder e originar mensagens usando um transmissor interno.
Onde usar o pager?
Na atualidade, você pode usar um pager por meio de sistema de paging em lugares onde não funciona bem o sinal do celular.
O pager é um instrumento que cria uma rede da internet das coisas (IoT) e usa essa rede para transmitir a informação, ou seja, para essa mensagem sair de um ponto para o outro.
Esse tipo de dispositivo é conveniente para pessoas que esperam ligações, mas que não estão perto de um aparelho telefônico para fazer ou retornar ligações imediatamente.
De modo geral, são vários os setores que ainda utilizam o pager. Por exemplo, a mineração, a agricultura, em plantações muito grandes, o agronegócio, a pecuária e a indústria.
Ademais, atividades comerciais que são realizadas fora do centro urbano usam o pager, como as plataformas em alto mar (extração de óleo e de petróleo) e os aterros sanitários.
Outro exemplo são os setores de serviços essenciais, como hospitais. Os restaurantes também costumavam usar pagers para permitir que os clientes saibam quando suas mesas estão prontas.
Como funciona o pager?
Se formos falar dos pagers unilaterais mais simples, eles exibem o número de telefone de retorno da pessoa que enviou a mensagem.
Como alternativa, um código pode ser exibido que indica qual das várias partes designadas está solicitando uma chamada telefônica de retorno.
Já os pagers mais sofisticados de sentido único podem exibir mensagens de texto mais curtas.
Apesar de ter sido um desafio da engenharia, o pager bidirecional foi desenvolvido, como o pager LoRa. De maneira resumida, ele tem um emissor e um receptor do sinal.
Esse último emprega um sistema com um grande número de repetidores. Isso permite que os transmissores sem fio alcancem pelo menos um repetidor de qualquer local dentro da área de cobertura.
Para compararmos, o pager LoRa é como uma televisão, em que a antena manda o sinal e a TV recebe o sinal.
Mas qual a diferença em relação à televisão? Enquanto a TV apenas envia sinais mais pesados da imagem e do som, a rede LoRa consegue enviar e receber pacotes de informação menos pesados.
Geralmente, os sistemas de paging mais modernos usam transmissores de base múltipla para modular o mesmo sinal no mesmo canal de radiofrequência..
Logo, esse tipo permite que os pagers selecionem o sinal mais forte de vários transmissores, o que melhora assim o desempenho geral do sistema.
Com a sobreposição da cobertura de sinal de celular combinada com o uso de comunicações por satélite, os sistemas de paging podem ser mais confiáveis do que as redes celulares em alguns casos.
Esse fato fez com que a segurança pública a adote pagers em vez de celulares e outros serviços comerciais para o uso emergencial, principalmente.
Alcance de sinal: pager tradicional versus pager LoRa
Atualmente, com o avanço da tecnologia, o pager LoRa surgiu e ele tem um diferença entre os pager comuns.
No geral, os pagers que são vendidos na atualidade usam roteadores de internet e o seu alcance é de 100 a 200 metros.
Enquanto esse tipo de pager tradicional usa um sinal de rádio igual ao de celular, o pager LoRa usa sinal de rede LoRa de alcance de 3 quilômetros de diâmetro.
Assim, a antena que gera o sinal de rádio é grande e tem cerca de 20 metros de altura. Já a antena do LoRa tem cerca de 1 metro de altura e é uma caixa pequena com as dimensões em cerca de 30 x 30 centímetros.
Legal não é mesmo? Saiba mais informações sobre atualizações da tecnologia assinando nossa newsletter.
Thaís Vasconcelos – 01 de junho de 2021