O que você faria caso soubesse o futuro da logística? Com certeza usaria esse conhecimento para aprimorar o seu trabalho hoje, certo? Entretanto, infelizmente, prever o futuro é uma tarefa impossível… Mas, a boa notícias é que de acordo com alguns estudos atuais, conseguimos estipular as tendências da logística para os próximos anos.
E esse é o objetivo deste artigo! Com base em tecnologias e processos que vêm ganhando força na logística contemporânea, te apresentaremos aquilo que esperamos do futuro. Então, sem mais delongas, vamos às 6 tendências da logística para os próximos anos.
Automatização
A automatização vem trazendo diversas tecnologias e máquinas que substituem trabalhos repetitivos na linha de produção. Podemos observar a implementação da automatização em diversas indústrias atualmente. Aliás, podemos destacar alguns benefícios dessa tendência, como:
- Aumento da eficiência nos processos;
- Aumento da precisão;
- Diminuição de custos;
- Otimização do tempo;
- Otimização do espaço;
- Redução de erros;
- Diminuição na taxa de acidentes no trabalho.
Entrega por drones
Outro fator que vêm ganhando peso recentemente nas tendências da logística para os próximos anos é o uso de drones para a realização de entregas.
Inclusive, a entrega por drones é um exemplo latente da automatização. Afinal, podemos observar a substituição dos entregadores por máquinas (drones) que tornam o processo (entrega) mais eficiente.
Contudo, a utilização de drones para entregas ainda está em fase embrionária. Isso porque essa tecnologia ainda precisa contornar alguns problemas, como a restrição de tamanho e peso , o tempo total de autonomia no ar, a adaptação para acomodar e condicionar cargas de forma segura e a legislação.
Internet das coisas
Basicamente, a internet das coisas consiste na integração de variados objetos eletrônicos por meio da conexão com a internet. Por exemplo, conseguir acender e apagar luzes ou controlar eletrodomésticos com seu celular.
Mas, como a internet das coisas se torna uma das tendências da logística para os próximos anos? Ao trazermos este mesmo princípio para o meio industrial.
Nesse sentido, é possível utilizar a internet das coisas para controlar máquinas industriais. Isso permite o monitoramento dos processos industriais em tempo real, além de facilitar o controle das etapas logísticas, simplificando a identificação dos status das mercadorias durante o transporte.
Essa tecnologia vem crescendo tanto no setor de logística que foi apelidada de “Logística Inteligente”.
Utilização de sensores
O uso de sensores é uma amostra daquilo que conseguimos fazer utilizando a internet das coisas.
Um exemplo é a nossa solução Aura, que faz uso de sensores de movimento para prevenir acidentes ligados a atropelamento e colisões (clique aqui e saiba mais).
Além disso, os sensores podem ser usados para transmitir informações através de gateways (máquinas intermediárias destinadas a ligar redes, entre outras coisas), permitindo que os status dos carregamentos possam ser monitorados constantemente.
Logística Verde
A logística Verde, muito associada com a sustentabilidade e a preservação da biodiversidade, também entra como uma das mais promissoras tendências da logística para os próximos anos.
Aqui, o objetivo é redefinir os processos logísticos para que a indústria minimize os impactos no meio ambiente. Com isso, a ideia é fazer uso da tecnologia e do consciente coletivo para otimizar todas as áreas da logística em prol de um futuro mais ecológico, do armazenamento até a distribuição e o transporte.
Blockchain e contratos inteligentes
Atualmente, muito se fala sobre blockchain e criptomoedas (como o Bitcoin e o Ether), vistos como o futuro do dinheiro e do mundo das finanças. Dessa maneira, esse fator não poderia ficar de fora dessa lista. Mas, como isso pode ser utilizado para otimizar os processos da logística?
Nesse caso, o que nos chama a atenção são os smart contracts – ou contratos inteligentes -, que nada mais são do que protocolos de transação computadorizados, que têm a capacidade de executar automaticamente o processo de pagamento quando um contrato é cumprido. Além disso, vale destacar que com a utilização deste sistema, é possível evitar conflitos com devedores.
Conclusão
Assim, chegamos ao fim deste artigo. Nele, vimos algumas tendências da logística para os próximos anos e como elas podem impactar o seu futuro.
Agora, o próximo passo é avaliar essas tendências e estudar como você pode implementá-las para não ficar para trás nesse mundo cada vez mais dinâmico e automatizado.
Por isso, uma dica é cercar-se de parceiros que estão na vanguarda do futuro da logística, para que você acompanhe as tendências e as novas tecnologias desse mercado. E para isso, a LogPyx conta com soluções e conteúdos especializados nesse assunto, prontos para fazer com que você esteja presenciando no seu presente, o futuro da logística.